Introdução sobre os telhados verdes

Depois de muito tempo apenas lendo blogs resolvi e cedi a pressão, entrei neste mundo, agora me torno um blogueiro escrevendo meu primeiro post, minha primeira matéria, meu primeiro contato!
Então, ao que interessa, adpeto da arquitetura ecologicamente correta, vamos começar com os fabulosos telhados verdes, ou ecotelhados, telhado ecológico, como queira.
­ 
 Fazendo um passeio pelas grandes cidades, podemos observar que nossos telhados costumam ser escuros, sem vida e com apenas a função de "completar" a construção, proteger o interior da construção e muitas vezes servir de porta "tralhas", então porque não dar um objetivo maior, mais ousado e mais funcional, além de bonitos, 1estes telhados duram mais do que os convencionais, reduzem os custos de energia com isolamento natural, criam refúgios tranqüilos para pessoas e animais e absorvem a água da chuva, diminuindo bastante a necessidade de sistemas de drenagem complexos e caros. Em uma escala mais alta, os telhados ecológicos aumentam a qualidade do ar e ajudam a reduzir o efeito da Ilha de Calor Urbana, um fenômeno em que o crescimento das cidades e dos subúrbios faz que o calor seja absorvido e armazenado. Qualquer um que tenha caminhado por um estacionamento escaldante em um dia quente de verão já sentiu um dos efeitos da Ilha de Calor Urbana.
As camadas de um telhado ecológico precisam, como as de qualquer outro telhado, favorecer a drenagem e proteger a construção dos elementos da natureza por meio de uma membrana à prova d'água. Elas também precisam, no entanto, criar uma área de crescimento e oferecer apoio, irrigação e barreiras para a proteção das raízes, ao mesmo tempo que se mantêm o mais leve possível.




city hall green rooftop
Foto cedida por DOE/NREL I Fotógrafo: Katrin Scholz-Barth
O telhado ecológico do City Hall de Chicago ajuda a resfriar o prédio e a minimizar o escoamento de água
Existem dois tipos de telhados ecológicos: os intensivos e os extensivos. Os intensivos são basicamente parques elevados. Eles conseguem sustentar arbustos, árvores, passagens e bancos com suas camadas para suporte estrutural complexo, irrigação, drenagem e proteção das raízes. A média de crescimento de 0,31 m, ou mais, é necessária para um telhado ecológico intensivo cria um peso de 36 a 68 kg por 0,09 m². Os telhados ecológicos extensivos são relativamente leves, com o peso de 7 a 23 kg por 0,09 m². Eles sustentam uma cobertura de solo nativo forte que exige pouca manutenção. Os extensivos geralmente existem apenas por seus benefícios ambientais e não funcionam como jardins de cobertura acessíveis.
Uma das coberturas ecológicas mais famosas dos EUA, a do City Hall de Chicago, reúne sistemas extensivos, intensivos e intermediários semi-intensivos em um telhado reformado. Sob a orientação do prefeito, o programa piloto City Hall do Departamento de Meio Ambiente da cidade de Chicago promoveu o esforço da cidade inteira para apoiar os sistemas de cobertura ecológica, com incentivos e doações.

No Brasil já temos algumas cidades em que o telhado ecológico já é uma grande realidade, em São Paulo por exemplo já existem vários prédios que se adpataram inclusive uma passarela de uma avenida bastante movimentada, por enquanto é isso, estou preparando a segunda parte sobre os telhados verdes e em breve eu volto!
1 - Texto retirado do site How Stuff Works


0 comentários:

Postar um comentário